Pular para o conteúdo
Início » Dicas » Limpeza » Tapetes higiênicos – a melhor opção até o momento

Tapetes higiênicos – a melhor opção até o momento

Post 4 de 5 da “Jornada pelo banheiro perfeito”. Veja também a utilização de jornal, grade (sanitário higiênico) e grama sintética. Hoje estamos usando um tapete reutilizável Diário Canino, e um Weasy.

Depois de experimentar grama sintética, jornal e gradinha, chegamos à conclusão de que os tapetes higiênicos são mais adequados às nossas necessidades.

As razões para eu não gostar das alternativas já foram discutidas anteriormente (clique nos links acima para ler!), então vou me focar só nas qualidades (e defeitos, porque nem tudo é perfeito) do tapete higiênico, ok?

Sempre pronto para o trabalho!

Sempre pronto para o trabalho!

Quais são as principais vantagens dos tapetes higiênicos?

  1. Normalmente possui substâncias que reduzem o cheiro de xixi – ótimo para quem mora em apartamento
  2. É fácil de encontrar
  3. É descartável (não tem que ficar lavando nada, é dobrar e jogar fora)

Mas é claro que ele também tem desvantagens:

  1. É alvo fácil de filhotinhos (é, o Thor chegou a espalhar o recheio delas pela casa algumas vezes…)
  2. É um gasto contínuo
  3. É descartável (não é uma alternativa muito ecológica)

Nós testamos diversas marcas e tamanhos até encontrarmos um que atendesse às nossas necessidades (além das do Thor e da Frigga, claro) – o tapete higiênico tinha que ter quatro qualidades básicas: boa fixação, boa retenção para aguentar durante o horário de trabalho, não cheirar muito mal e ser atraente para os dois.

A fixação foi o maior problema encontrado, porque a Frigga simplesmente não consegue fazer o xixizinho dela sem rodar feito uma louca no lugar. Se o adesivo não for bom (ou se o desinfetante utilizado não permitir a fixação adequada), essa movimentação invariavelmente desloca o tapete. Isso é meio caminho andado para uma xixada épica no chão.

O segundo problema foi o volume de xixi. Enquanto o Thor era filhotinho, mal dava pra notar que ele tinha feito algo. Mas o volume de xixi é inversamente proporcional ao hálito com cheirinho de café com leite, então agora é claro que ele faz um monte. Assim sendo, nada de utilizar tapetinhos pequenos e discretos, só aqueles com no mínimo 80 cm de comprimento.

O terceiro problema, o cheiro de xixi pela casa, foi praticamente resolvido pelos tapetes testados. A maior parte deles tem uma substância que evita o mau cheiro (e eu nem me atrevi a comprar de marcas que não falavam que tinham isso!), e apesar de dar para sentir quando o tapete está cheio o cheiro não passa nem perto do que ficava com o jornal, por exemplo.

O quarto problema, que nem foi tão problema assim quanto eu imaginava, é a atração pelo tapete. Eu conheço cães que ignoram a presença deles e fazem o xixi em qualquer outro lugar da casa, menos em cima dos benditos. Com o Thor e a Frigga foi muito sossegado. Ela aprende muito rápido a usar qualquer coisa que eu coloque para ser o banheiro dela. Como o Thor era muito pequenininho, ele acabou aprendendo com ela. Depois que foi castrado, então, nunca mais fez xixi no lugar errado.

Nós testamos algumas marcas de tapetes higiênicos que atendiam aos três quesitos acima, e a que mais nos agradou até agora foi a Super Premium, de 90 x 60 cm.

Tapetes Higiênicos Super Premium

We are the champions, my friend…

Comprar o pacote com 30 unidades sai mais barato do que comprar avulso e dura cerca de 15 dias. Isso porque eu troco pela manhã, antes de sair para o trabalho, e à noite, quando chego em casa. Elas aguentam de 4 a 5 xixadas, o que é suficiente entre as trocas. Para casas com um cachorro só, acredito que as trocas podem ser menos frequentes.

Dependendo de onde se compra, o pacote sai entre R$ 55,00 e R$ 65,00. Não é muito barato, mas a quase ausência de cheiro e a ótima fixação ao chão compensam.

Só reforçando: a Facilidade de Uso foi medida a partir de observações do Thor e da Frigga. Eu tenho meu próprio banheiro! :D

Só reforçando: a Facilidade de Uso foi medida a partir de observações do Thor e da Frigga. Eu tenho meu próprio banheiro! 😀

Veredito final: ficamos com os tapetes higiênicos. Demorou algum tempo (e algumas garrafas de desinfetante) para encontrarmos um “banheiro” ideal para os dois, mas foi um aprendizado importante. Tão útil quanto saber o que fazer/usar é saber o que não fazer/usar, não é mesmo? 😉

O que vocês usam como banheiro para seus pets? Foi fácil descobrir o que usar ou vocês sofreram como a gente?

Marcações:

Dê sua opinião!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.