Pular para o conteúdo
Início » Dicas » Limpeza » Grama sintética – nossas experiências

Grama sintética – nossas experiências

Post 1 de 5 da “Jornada pelo banheiro perfeito”. Veja também a utilização de jornal, grade (sanitário higiênico) e tapete higiênico. Hoje estamos usando um tapete reutilizável Diário Canino, e um Weasy.

Na primeira compra que fizemos para a Frigga e para o Thor, logo que os adotamos, nós optamos por levar uma caixa plástica coberta por grama sintética e com uma caixinha coletora de xixi, da marca Ecopátio. A vendedora nos garantiu que seria de fácil limpeza e que a maior parte dos cachorros aprende super rápido a utilizar. Isso sem contar que não gastaríamos dinheiro com jornais, tapetes higiênicos ou quaisquer outras coisas descartáveis. E realmente, eles tinham um desses em exposição e a Frigga correu para cheirar o lugar. Ela não fez nada, mas depois eu descobri que é porque ela é tímida e raramente faz suas necessidades quando tem alguém olhando!

A caixinha sem a grama por cima, com ranhuras para o xixi escorrer...
A caixinha sem a grama por cima, com ranhuras para o xixi escorrer…
... e com a grama por cima, dando um aspecto bonitinho para a caixa.
… e com a grama por cima, dando um aspecto bonitinho para a caixa.

Chegamos em casa, colocamos o Ecopátio na área de serviço e voilà, logo ambos estavam usando a caixinha mágica. Nessa época o Thor ainda era do tamanho do meu antebraço, então mesmo com a mira ruim (que ele mantém até hoje, infelizmente) a caixa dava conta.

Já a Frigga tinha um pouco mais de problema. Ela gosta de rodar infinitamente antes de fazer xixi, e a grama sintética Ecopátio é grande o suficiente para um cachorro de porte médio subir, fazer o que precisa e pronto.

Então, mesmo tendo borrachinhas nos pés da caixa e lugares para prender a grama sintética, a Frigga acabava desconjuntando tudo e fazendo no chão mesmo. Após cerca de duas semanas tentando usar o Ecopátio, ela acabou desistindo. Chegou uma hora em que ela nem subia mais na caixa, simplesmente ia para o lado dela e fazia seu xixizinho.

Esse foi o único motivo para termos “abandonado” nosso Ecopátio (na verdade ele está na sacada do apartamento, o Thor ainda usa de vez em quando…). Ele não funciona bem com cachorros que mantiveram esse instinto de rodar no lugar onde vai fazer xixi ou dormir.

Limpando a grama e a caixa coletora

Ele é realmente fácil de limpar: para o xixi, é só esvaziar e lavar a caixinha coletora, e o cocô não fica grudado na grama – basta recolher com uma sacolinha ou (meu método preferido) com um pouco de papel higiênico para descartar no vaso sanitário.

A grama demora a ficar com cheiro ruim (dependendo da ração, eu lavo só uma vez por semana, limpando uma vez por dia com um pouco de água com desinfetante e deixando escorrer para a caixa coletora). Quando acontece de ficar com mau-cheiro ela é super prática de lavar: eu costumo deixar escorrer bastante água, limpo com um pouco de desinfetante, retiro o excesso com água e deixo secar. E pronto.

O investimento foi relativamente alto: nós pagamos em torno de R$ 180,00. Em compensação, durante o período em que utilizamos o Ecopátio não tivemos que repor nada ou comprar nenhum componente adicional, ou seja, R$ 0,00 de manutenção.

A Facilidade de Uso é baseada na observação da Frigga e do Thor, tá? Eu não usei nada...
A Facilidade de Uso é baseada na minha observação da Frigga e do Thor, tá? Eu não usei nada…

Conclusão sobre a grama sintética Ecopátio

O veredito final é… ótimo para mim, ótimo para o Thor, péssimo para a Frigga. Como ela não se adaptou ao Ecopátio, ele deixou de ser o banheiro principal. Tivemos que experimentar outras coisas.

Logo relataremos nossas experiências com outros métodos!

Transparência: Este artigo contém links de parceiros afiliados. Ou seja, caso você compre um produto através destes links, ganharei uma comissão dos parceiros indicados. É uma relação ganha-ganha entre a empresa parceira, que atinge mais pessoas; o produtor de conteúdo, que continua compartilhando seus artigos sem cobrar nada por isso; e você, que continua tendo acesso a um conteúdo gratuito e de qualidade.

Marcações:

Dê sua opinião!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.