Pular para o conteúdo
Início » É de... » ...comer? » Petiscos » Biscoitinhos caseiros

Biscoitinhos caseiros

Antes de começarmos, eu gostaria de dizer que sou uma péssima fotógrafa.

Dito isso, vamos falar sobre biscoitinhos. 😀

É muito, mas muito fácil mesmo ir até o pet shop e comprar biscoitos industrializados. Não vou mentir. Mas, como o título já disse, esse post é sobre biscoitinhos caseiros. Por quê?

Simples: o Thor e a Frigga AMAM biscoitos caseiros. Eles gostam de biscoitos “normais” também, claro (apesar do Thor não ser parâmetro para nada, ele é uma draga). Mas a diferença da reação deles é gritante quando ofereço um biscoitinho feito em casa. Eles chegam a salivar, coisa que não aconteceu com nenhuma das marcas de biscoito canino que eu testei até agora.

Lembram da reação do Scooby Doo aos biscoitos Scooby? Então.

Lembram da reação do Scooby Doo aos biscoitos Scooby? Então.

Isso sem contar que biscoitos feitos em casa não têm conservantes, nem cheiros artificiais, nem corantes. E o cheirinho deles é muito, mas muito bom. Além disso, tirando a falta de sal ou de açúcar, eles são muito gostosos mesmo, até para pessoas comerem (e sim, eu experimento as comidas que faço para eles :D).

É mais barato que comprar biscoitos prontos? Não. Quer dizer, até é, se você não considerar o tempo de preparo. Se for contar só os ingredientes e o rendimento deles, sim, é mais barato que um pacote de biscoitos de marcas premium. Mas se você for considerar o tempo utilizado para preparar a massa, cortar e assar, então acaba saindo mais caro – principalmente porque o tempo de todo mundo é valioso hoje em dia. E esse é mais um motivo pelos quais eu acho que a Frigga e o Thor gostam mais dos biscoitinhos caseiros: é mais uma forma que eu encontrei de doar meu tempo para eles. Os biscoitos não são preparados porque eu não quero gastar dinheiro; eles são preparados porque eu me sinto feliz em preparar algo que eles gostem.

Eu comecei fazendo receitas encontradas pela internet, mas fui adaptando conforme o paladar deles. Então aqui vão as receitas de biscoito que eu mais uso: biscoitos de cenoura (laranja), de couve (verde) e de banana. O método de preparo é basicamente o mesmo para todos, então vou colocar apenas na primeira receita, ok? 😉

Ah, e para fazer os “rocamboles” basta pegar massa de duas cores diferentes, esticar cada uma separadamente, colocar uma sobre a outra e enrolar. Em seguida, é só cortar com a faca. Eles precisam de mais tempo de forno do que os biscoitos simples.

Biscoitos de cenoura

Ingredientes:

  • Uma cenoura média descascada e cozida
  • Um ovo em temperatura ambiente
  • Uma xícara de farinha de aveia
  • Uma colher de sopa de manjericão picado
  • Uma pitada de sal
  • Farinha de trigo (o quanto baste para dar o ponto)

Modo de preparo:

Coloque a farinha de aveia, o manjericão e o sal em uma tigela. Bata a cenoura e o ovo no processador até formar uma pasta e despeje sobre a farinha de aveia. Misture bem com uma colher. Acrescente a farinha de trigo aos poucos, mexendo até a massa começar a desgrudar do fundo da vasilha – a partir desse ponto não vai mais dar para misturar com a colher, então arregace as mangas e exercite esses dedos apertando a massa! (Você pode começar direto com as mãos, mas com a massa mole eu acho mais difícil) Continue adicionando farinha de trigo até você perceber que consegue moldar e cortar a massa com facilidade, sem que ela fique grudando em tudo.

Agora é a hora de esticar a massa para cortar. Para facilitar, separe a massa em duas ou três partes e enrole as que não estão sendo utilizadas em um saco plástico para culinária, para que elas não ressequem. Se você tem uma dessas máquinas de fazer macarrão caseiro, saiba que eu te invejo mas é invejinha boa, tá?). Se não, use um rolo de macarrão ou garrafa de vidro para esticar a massa.

Gosto pessoal
Eu gosto de deixar a massa bem fininha (entre 0,3 e 0,5 cm de espessura) não só para render mais, mas também porque o Thor e a Frigga parecem gostar mais desses, que ficam mais crocantes, do que dos mais grossos.

Em seguida é só cortar com um cortador ou uma faca. Eu uso o cortador quando quero fazer mimos (os quadradinhos da foto de abertura do post) e a faca quando quero pedacinhos bem pequenos para usar em treinamento.

Enquanto você corta os biscoitos, deixe o forno pré-aquecendo em temperatura média. Transfira os biscoitos cortados para uma forma untada com um pouquinho de óleo ou forrada com papel manteiga e deixe assando por cerca de 15 minutos antes de virá-los. O tempo é só uma estimativa, ele depende muito da espessura dos biscoitos. No caso específico do meu forno – que tem uma conexão direta com as chamas do inferno -, esse tempo é menor.

Dica!
Um método seguro é seguir seu olfato: os biscoitos estão cheirando bem? Então é hora de virar! Deixe dourando por mais uns 5 minutos e tire do forno. Se estiver na dúvida se está assado ou não, prove um. Ele tem que estar sequinho e crocante.

Deixe esfriando em um recipiente destampado para não umedecer. Isso é importante: se os biscoitos forem guardados úmidos, seja por falta de assar ou por serem guardados quentes, eles vão embolorar rapidamente.

Biscoitos de Couve

Ingredientes:

  • Três folhas de couve picadas e cozidas
  • Um ovo
  • Uma xícara de farinha de aveia
  • Uma colher de sopa de manjericão picado
  • Uma pitada de sal
  • Farinha de trigo (quanto baste para dar o ponto)

Modo de preparo:

O modo de preparo é basicamente igual ao do biscoito de cenoura; a única diferença é que é necessário bater a couve com um pouco da água do cozimento no processador sem o ovo, e peneirar a pasta que se formar depois. Isso porque os pedacinhos de couve que ficam dentro do biscoito fazem com que ele estrague mais rápido. Feito isso, é só misturar tudo e assar.

Biscoitos de banana

Ingredientes:

  • Uma banana nanica amassada
  • Uma xícara de farinha de aveia
  • Um ovo
  • Farinha de trigo (quanto baste para dar o ponto)

Modo de preparo:

Misture tudo, corte e asse conforme instruções acima! 🙂

Também é possível fazer biscoitos com beterraba (eles ficam com um lindo tom de rosa!), maçã, enfim, com o que a sua imaginação permitir! Só pesquise antes para saber se o ingrediente não faz mal pra cachorros, ok? (Biscoitos de chocolate são só pra pessoas!)

Você tem alguma receita especial para seu bichinho de estimação? Compartilhe com a gente nos comentários, eu vou adorar testar!

Dê sua opinião!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.