Post 5 de 5 da “Jornada pelo banheiro perfeito”. Veja também a utilização de jornal, grade (sanitário higiênico) e tapete higiênico.
Aqui nesse blog já falamos um pouco sobre nossa jornada pelo banheiro para cachorro perfeito. Para quem mora em apartamento e tem cães um pouco maiores, às vezes fica difícil encontrar algo que se encaixe na rotina. Ou seja, que seja fácil de limpar e não deixe o ambiente com cheiro de xixi. Depois de muitos testes, conseguimos encontrar dois banheiros para cães que nos atendem.
Conseguimos nos mudar para um apartamento um pouco maior, com uma pequena área externa. Então no momento estamos usando dois tipos de banheiro para cachorro: um “jornal” reutilizável para a área de serviço, o Meu Bartô Diário Canino, e um Weasy para a área externa.
A saga dos testes de banheiros para cães
Nós já testamos diversos tipos de banheiros para cachorro: jornal (sem chance de voltar para ele), caixa com grama sintética (o Thor gostou, a Frigga nem tanto), sanitário higiênico (mesma coisa que a grama sintética) e tapetes higiênicos. Os tapetes foram nossa escolha durante um bom tempo, inclusive. Entretanto, eles tinham dois grandes problemas: o preço de cada pacote e prejuízo ao meio ambiente. Eram pelo menos três tapetes por dia, então a geração de lixo era muito alta.
Há alguns anos chegamos a testar algumas marcas de tapetes reutilizáveis, mas eles eram pouco absorventes e ficavam com cheiro muito forte de xixi. Por isso acabamos desistindo de usar esse tipo de banheiro para cachorro.
É aí que entra o Weasy
Há alguns anos (2 ou 3, confesso que não me lembro), um amigo nos mostrou o Weasy, um sanitário higiênico que joga o xixi direto no ralo. Não vou mentir, achei caro no começo, mas daí eu fiz as contas. O investimento inicial se pagaria em 4 meses… se a Frigga se adaptasse a ele. Acabamos decidindo por correr o risco. O máximo que poderia acontecer é ter que vender para algum amigo caso ela não conseguisse usar.
Para a adaptação deles, compramos também um pedaço de grama sintética para colocar por cima. Apesar dela deixar o cheiro de xixi mais forte, acabou facilitando: assim que colocamos ela por cima da grade, o Thor já subiu e se aliviou.
Outro ponto bastante positivo é que a base dele ficou bem firme, sem escorregar enquanto a Frigga rodava, e rodava, e rodava. Isso facilitou bastante para que ela começasse a usar também. A mangueira que liga ele direto no ralo também ajudou muito a diminuir o cheiro no apartamento. Isso porque o xixi não fica acumulado (ele escorre direto para o encanamento).
Depois de ter sido aprovado pelo Thor, pela Frigga, e por mim, nós sentimos que finalmente tínhamos encontrado o banheiro para cachorros ideal.
Mas nem tudo são flores quando se trata de banheiros para cachorro…
Ano passado nós acabamos nos mudando para um lugar com uma área de serviço menor e com o chão um pouco mais liso. Além do Weasy ficar no meio do caminho, a Frigga e o Thor escorregavam ao descer do Weasy por causa do piso liso, então começamos a procurar outras alternativas. Nós não queríamos voltar para os tapetes higiênicos, mas eles pareciam ser a melhor solução no momento.
Como já fazia alguns anos que eu tinha tentado os tapetes reutilizáveis, resolvi pesquisar novamente a respeito deles. Depois de ler muito a respeito e procurar por opiniões de quem já usava, decidimos tentar novamente. A marca escolhida foi o Meu Bartô Diário Canino.
Não sei o que falar além de que ele acabou sendo perfeito para nós. Não vaza, não fica cheirando mal, não escorrega e é fácil de lavar e secar. E cabe na área de serviço ou qualquer outro lugar que eu precise usar de banheiro para os cães no momento.
Estamos usando há dois meses, e além de não escorregar ele resiste bem às patinhas da Frigga enquanto ela roda e cheira e roda e cheira…
O resumo da ópera
No começo deste ano nos mudamos novamente, dessa vez para um apartamento com uma pequena área externa. Agora estamos deixando o Diário Canino na área de serviço, no andar de baixo, e o Weasy na área externa do andar de cima. Assim nada fica no meio da área de serviço e eu tenho menos trabalho para limpar o quintal.