Pular para o conteúdo
Início » Atividades » O que é enriquecimento ambiental?

O que é enriquecimento ambiental?

Nestes últimos anos passamos por muitas mudanças de rotina e de endereço. Com isso repensamos e aprendemos muitas coisas. Uma dessas coisas é o enriquecimento ambiental.

O nome parece complicado, mas enriquecimento ambiental nada mais é do que deixar o ambiente em que seu bichinho vive mais desafiador, atrativo e divertido.

Mas isso realmente é importante? Bom, para muitos humanos, a ideia de ficar largado no sofá assistindo TV é muito tentadora. Mas a menos que seu pet seja um bicho-preguiça, ele não vai gostar disso.

Apesar de domesticados, cães ainda têm seus instintos de caçar, procurar abrigo, marcar território… Como hoje nossos bichinhos não precisam mais fazer isso, já que nós damos comida, companhia e proteção, mas os instintos continuam lá. Assim, se não forem estimulados, eles podem desenvolver uma série de problemas decorrentes da inatividade: comportamento destrutivo, apatia, ansiedade de separação, ganho de peso, agressividade, entre outros.

O enriquecimento ambiental vai ajudar a entreter e estimular os peludinhos, aguçando sentidos como olfato, visão e audição, gastando energia e melhorando a qualidade de vida deles. Assim, eles ficam felizes, nós ficamos felizes e todos ganhamos.

O enriquecimento ambiental ajuda seu pet a gastar energia
Gastar energia é importante

Principais benefícios do enriquecimento ambiental:

  • Gastar energia mental e física
  • Reduzir o medo e a agressividade
  • Estimular os sentidos
  • Desenvolver habilidades e inteligência
  • Aumentar a conexão entre o tutor e o pet

Tipos de enriquecimento ambiental

Existem diversos tipos de enriquecimento ambiental, e eles devem ser combinados e alternados entre si para que nossos bichinhos se sintam sempre estimulados e não enjoem das atividades. (Já imaginou você ter que assistir ao mesmo capítulo da mesma série todos os dias? Ele perderia a graça rapidinho…) É normal que seu pet goste mais de uns que de outros, e com o tempo nós acabamos descobrindo o que os deixa mais felizes. Vou escrever mais sobre cada um deles no futuro próximo, mas estes são os principais tipos:

Enriquecimento alimentar

Um dos favoritos aqui em casa. Sim, o Thor é movido a comida, por isso é um dos que mais usamos. [Leia mais no post sobre enriquecimento alimentar]

O enriquecimento alimentar consiste em variar os sabores e texturas disponíveis para os cães, e assim eles saem da mesmice alimentar. A ração geralmente contém todos os nutrientes que eles precisam, mas não variam muito. Então seu cachorro sabe que ele sempre vai encontrar aqueles mesmos grãozinhos dentro do pote de comida.

Seu cachorro depois de comer a mesma ração por 10 anos seguidos
Seu cachorro depois de comer a mesma ração por 10 anos seguidos

Existem várias formas de aplicar o enriquecimento ambiental na alimentação do seu pet. Mas atenção: cachorros não podem comer todas as comidas que nós comemos, então passe longe de chocolate, temperos como alho e cebola, sementes de maçã e pera, entre outros. Se tiver dúvidas ou se seu cãozinho tiver alguma restrição alimentar, fale com o veterinário antes de qualquer coisa.

Algumas maneiras de usar o enriquecimento alimentar:

  • Congelar frutas com água na forminha de gelo
  • Congelar purês de frutas em forminhas de sorvete
  • Petiscos com texturas diferentes
  • Brinquedos recheáveis

Aqui em casa usamos três brinquedos recheáveis (por enquanto, logo serão mais!), dependendo do que queremos estimular. O que eles acham mais divertido é o Tiltz, da Kong, mas também usamos o Quest Foragers Flower (também da Kong) e a Super Pera da Zeedog, que é ótima para congelar.

Também é possível fazer brinquedos recheáveis em casa, e vou falar sobre isso em outro post. 🙂

Enriquecimento físico

É a mudança do ambiente onde eles vivem, e essa mudança pode ser permanente ou temporária. Você pode comprar ou fazer itens para ajudar no enriquecimento físico, mas às vezes apenas mudar algo de lugar (como a cama deles, por exemplo) já ajuda. [Leia mais no post sobre enriquecimento físico]

Alguns itens que ajudam o enriquecimento físico:

  • Caixas de areia e de folhas
  • Caixas de papelão
  • Túneis
  • Cordas e brinquedos de puxar (como este aqui)

A Frigga, particularmente, ama caixas de papelão, seja para destruir, seja para se esconder.

Frigga e sua caixa de papelão
Frigga e sua caixa de papelão

Enriquecimento sensorial

É o enriquecimento ambiental que visa estimular os sentidos dos cães. Comida pode ser usada aqui, mas também saquinhos com ervas (alecrim ou lavanda, por exemplo) ou brinquedos que fazem barulhos diferentes. O importante é encontrar algo que seja divertido para seu pet. [Leia mais no post sobre enriquecimento sensorial]

Uma das brincadeiras favoritas do Thor e da Frigga é a “encontre o petisco”. Nós escondemos pedacinhos pequenos de petiscos dentro das caminhas, embaixo das pontas dos tapetes, nas dobras de cobertores, em cantinhos de algum quarto. Depois que terminamos, soltamos as duas ferinhas e eles tem que encontrar os petiscos usando o faro. É sucesso total!

Enriquecimento cognitivo

São atividades que estimulam que seu cachorro pense e aprenda. Pode ser desde uma sessão de adestramento (dar a pata, rolar, obedecer comandos em geral, por exemplo) até o uso de quebra-cabeças. [Leia mais no post sobre enriquecimento cognitivo]

Aqui em casa nós costumamos usar objetos do dia-a-dia para criar quebra-cabeças para eles, mas também usamos brinquedos interativos, como por exemplo este quebra-cabeças. A Frigga morre de preguiça dessas brincadeiras e fica impaciente muito rápido, mas o Thor adora.

Coisas que costumo fazer em casa:

  • “Encontre o petisco”
  • Enrolar petiscos em uma toalha de rosto
  • Treinos de comandos
  • Esconder brinquedos em caixas dentro de caixas
Thor e um de seus quebra-cabeças

Enriquecimento social

O enriquecimento social é a interação com outros animais e pessoas, é o que vai fazer com que eles reajam de forma mais tranquila a estranhos. A forma como cada cão interage é diferente e depende muito da personalidade, mas o enriquecimento social é muito importante para o desenvolvimento dos cães. [Leia mais no post sobre enriquecimento social]

Confesso que nós erramos um pouco nesta parte quando o Thor era filhote, e hoje ele não é tão receptivo a novos humanos na vida dele. Então, por experiência própria, eu ressalto que este é um dos enriquecimentos ambientais mais importantes, principalmente para filhotes.

Infelizmente este tipo de enriquecimento tem sido o mais difícil de manter no último ano. Por causa do Covid-19, não estamos mais levando o Thor e a Frigga a parques, e não estamos interagindo com ninguém durante os passeios. Além disso, eles não estão mais indo para a creche desde que nos mudamos para Santo André. Por causa disso, nós já notamos que o Thor voltou a ficar mais desconfortável perto de estranhos.

Conclusão

O enriquecimento ambiental é muito importante para os cães (e para todos os tipos de pets), pois ele estimula nossos bichinhos e os mantém distraídos. Quando evitamos que eles fiquem entediados, estamos reduzindo o surgimento de problemas de saúde (físicos e mentais), e a vida deles fica muito mais divertida.

Transparência: Este artigo contém links de parceiros afiliados. Ou seja, caso você compre um produto através destes links, ganharei uma comissão dos parceiros indicados. É uma relação ganha-ganha entre a empresa parceira, que atinge mais pessoas; o produtor de conteúdo, que continua compartilhando seus artigos sem cobrar nada por isso; e você, que continua tendo acesso a um conteúdo gratuito e de qualidade.

Dê sua opinião!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.