Enriquecimento ambiental sensorial: o nome parece complicado, mas é só incentivar o seu cãozinho a usar o faro, olfato, audição, tato e paladar.
Ou seja, fazer com que ele use os 5 sentidos. Muitas vezes usamos comida para isso, mas existem muitas brincadeiras que não envolvem encher a pancinha deles. 🙂
Lembrando que o enriquecimento sensorial é apenas um dos tipos de enriquecimento ambiental que deixam a vida dos nossos peludos mais divertida. Quer saber mais sobre enriquecimento ambiental em geral? É só clicar aqui!
Que tipos de brincadeira usar para enriquecimento sensorial?
Cada sentido dos cães podem ser estimulados através de várias brincadeiras, e muitas deles podem ser combinadas. Veja alguns exemplos:
Cães precisam farejar
Você já deve ter notado que os cães usam o focinho o tempo inteiro, não? Durante o passeio, ao conhecer novos amigos (humanos e animais), ao comer, quando estamos cozinhando ou comendo algo…
O faro dos cães é muito mais apurado que o nosso, e é o sentido mais forte deles. Você já deve ter visto cachorros especialistas em farejar drogas ou explosivos em aeroportos, ou cães treinados para sentir o cheiro de uma doença específica.
Um exemplo disso são cachorros treinados para ajudar diabéticos, que conseguem saber quando a pessoa está com hipoglicemia ou hiperglicemia pelo cheiro delas.
Mas não se preocupe: seu cãozinho não precisa ser treinado como um cão de serviço para se divertir com brincadeiras que estimulam o faro.
Esconda objetos e petiscos
Uma das brincadeiras favoritas do Thor e da Frigga é o “Procura!”: eu ando pela casa com petiscos pequenos, e vou jogando em cantinhos, nas dobras de cobertores e das caminhas deles, atrás do sofá e de cadeiras, ou em qualquer lugar que seja seguro para eles se enfiarem.
Quando brincamos disso, o focinho deles fica colado no chão. Eles não erguem a cabeça para nada até terem certeza de que encontraram todos os petiscos que eu joguei.
Quando eu uso petiscos mais durinhos, que fazem barulho quando batem no chão ou nos móveis, estou trabalhando dois sentidos ao mesmo tempo: o faro e a audição.
Você também pode esconder o petisco em uma das mãos, mostrar as duas para ele e perguntar “onde está o petisco?”. A ideia é que ele use o faro para escolher a mão que tem comida. Se ele escolher a mão errada, mostre que não tem nada e pergunte novamente. Com o tempo ele vai entender a brincadeira.
Outra brincadeira divertida é esconder petiscos ou brinquedos, como bolas e pelúcias pequenas, em toalhas ou roupas velhas. Para aumentar o nível de dificuldade, dê um nó. Eles vão se divertir com a textura e os sons enquanto tentam tirar o objeto de dentro do tecido.
Deixe ele farejar durante o passeio
Ao invés de fazer com que o cão siga o seu ritmo durante o passeio, deixe que ele vá na velocidade dele. Ele irá parar para cheirar arbustos, árvores e tudo o que chamar a atenção dele. Cuide para que ele não pare perto de objetos perigosos e restos de comida, mas deixe que ele absorva os cheiros diferentes que irá encontrar pelo caminho.
Você pode intercalar os passeios normais com passeios em que ele dita o ritmo, e ele será bem mais feliz com isso.
A audição deles também é muito sensível
Outro sentido muito aguçado em cães é a audição: eles ouvem sons em frequências muito mais altas e baixas do que nós conseguimos. Assim, é importante explorar esse sentido para que eles fiquem mais felizes.
Duas formas de fazer isso são exercícios à distância, em que eles precisam seguir as instruções longe de você, e deixar que eles ouçam música. Inclusive uma pesquisa sugere que cães preferem reggae e rock leve, mas você vai precisar descobrir qual é o gosto musical do seu cãozinho.
Nós preparamos uma playlist especial para você ouvir com seu pet. E se você preferir um estilo específico, temos também!
Carinho estimula o tato do seu cãozinho
Cães gostam de carinho, e este é um ótimo jeito de estimular o tato deles. Dependendo do tipo de carinho, o Thor chega a suspirar de tão feliz (é nas orelhas!). Massagem e escovação também são boas formas de enriquecimento sensorial.
Além disso, nós também podemos explorar o tato através de caminhadas sobre superfícies diferentes: concreto, grama, areia… Só tome cuidado para não queimar as patas dele no asfalto quente.
Cães enxergam menos cores, mas têm melhor visão periférica
É por isso que eles conseguem pegar a bolinha no ar tão facilmente (nem todos os cães, a Frigga só espera a bola cair no chão…), então conseguimos fazer brincadeiras que exploram a visão deles, como bolinhas de sabão, por exemplo. (Nem todo cachorro é atraído por bolinhas de sabão. O Thor, por exemplo, não gosta muito, mas a Frigga adora!)
Se você já tem uma TV por assinatura, também pode complementar o pacote com a DogTV, que é um canal (pago à parte) focado nos cães. A programação é bem diversa, com momentos de exposição (sons de campainha, trânsito, e outros sons do dia a dia), momentos de relaxamento, com música e cenas calmas, e momentos de estímulo, com cães brincando e fazendo atividades divertidas.
Também é possível assinar direto no site deles para ter acesso à programação online (https://www.dogtv.com/, em inglês), mas a assinatura é mais salgada e é em dólar. 🙁
O paladar também faz parte do enriquecimento sensorial
O paladar é o sentido menos apurado dos cães, mas não significa que eles não gostem de sentir novos sabores e texturas. Esta parte do enriquecimento sensorial se mistura ao enriquecimento alimentar, sobre o qual eu já falei aqui.
Oferecer novos alimentos, e em consistências diferentes (cru, cozido, em purê, etc), são ótimas formas de explorar o paladar dos cães. Oferecer cascos e chifres de boi também é uma boa forma de enriquecimento, e de quebra ajuda a limpar os dentinhos deles!
O enriquecimento sensorial é fundamental para o bem estar
Assim como nós gostamos de sentir coisas diferentes (toques, cheiros, boas comidas, etc), os cães também gostam. Assim, o enriquecimento sensorial é muito importante para mantar a saúde mental e física dos peludos em bom estado.
Quais brincadeiras seu cãozinho mais gosta?
Transparência: Este artigo contém links de parceiros afiliados. Ou seja, caso você compre um produto através destes links, ganharei uma comissão dos parceiros indicados. É uma relação ganha-ganha entre a empresa parceira, que atinge mais pessoas; o produtor de conteúdo, que continua compartilhando seus artigos sem cobrar nada por isso; e você, que continua tendo acesso a um conteúdo gratuito e de qualidade.