É final de ano! Natal chegando, Ano novo, férias, viagens… tudo uma grande alegria.
Pelo menos para humanos. Já para cães e gatos é bem diferente…
E não, dessa vez não falaremos de rojões que soltam nessa época (que também causam problemas para todos os peludos) e sim algo bem pior: segundo a ONG Arca Brasil, o abandono de animais cresce 70% nessa época do ano. As pessoas querem viajar e, ao invés de arrumar um hotelzinho ou alguém para cuidar do seu bicho de estimação no período, simplesmente o soltam na rua, como se fossem descartáveis.
E isso de fato já está acontecendo, o que é extremamente revoltante. Só nessa semana já vimos inúmeros relatos de amigos comentando que encontraram cachorros perdidos na rua, até mesmo de donos que tiveram a ousadia de arremessar o cachorro para longe do carro e sair em disparada em seguida (sendo ele de raça ou não). As ONGs não param de divulgar no Facebook inúmeros cães que estão sendo encontrados na rua que nitidamente foram abandonados por conta das viagens de final de ano.
E não é só isso: muitas pessoas também dão de presente animais de estimação, sem pensar que o que você está ganhando não é um brinquedo ou eletrodoméstico. Você está ganhando um ser vivo para cuidar, com toda a responsabilidade, por pelo menos 10 ou 15 anos.
Ao adotarmos a Frigga e o Thor, sabíamos que teríamos que adaptar várias coisas da nossa rotina por conta deles. Já levamos eles conosco em viagens, e também pesquisamos vários hotéis que cuidariam deles para que ficássemos tranquilas. Jamais pensamos em jogá-los na rua porque vão atrapalhar na hora de viajarmos.
Portanto vale o alerta para quem quer adotar um peludo, seja cão ou gato. Planeje bem, pense nas consequências e de toda a adaptação que vocês terão em sua vida por conta disso. Se você concluir que esse tipo de situação vai ser um fardo muito grande para se carregar, evite adotar. Existem outras formas de se ajudar os peludos abandonados, como doações paras as ONGs que realmente cuidam deles.
Adotar é ótimo e traz grandes alegrias, mas também exige grande responsabilidade e adaptação. Portanto, vale o alerta: pense bem antes de receber um animal em casa. Por você e por ele.