Nós já falamos um pouco sobre os tipos de enriquecimento ambiental, e hoje vamos saber mais sobre o primeiro tipo: o enriquecimento alimentar.
O que é o enriquecimento alimentar?
Enriquecimento alimentar é a variação dos sabores e texturas dos alimentos oferecidos aos cães para estimular os sentidos deles e adicionar uma dose de diversão à alimentação. Lembrando que o ideal é sempre consultar um veterinário de confiança para saber o que o seu peludo pode ou não comer.
O enriquecimento alimentar é feito oferecendo alimentos diferentes (frutas, carne crua, ossos, por exemplo), seja junto com a ração, seja separadamente, e com texturas variadas. Por exemplo:
Cuidados durante o enriquecimento alimentar
É importante ficar atento à quantidade de comida oferecida, ou seja, precisamos dar um pouco menos de ração sempre que dermos outros alimentos junto. Caso contrário, o cachorro vai acabar ganhando peso e ter problemas de saúde por causa disso.
Outro ponto de atenção é que certos alimentos fazem mal para cães, podendo causar problemas sérios e até mesmo matar seu pet. Por isso, passe longe de:
Como já falamos antes, consulte um veterinário de confiança antes de introduzir novos alimentos para seu peludo.
O enriquecimento alimentar na rotina do seu cão
A introdução de novos alimentos deve ser feita lentamente, e nem sempre os peludos gostam de algo logo de cara. Então é importante começar aos poucos e não tentar forçar os pets a comer.
Dito isso, também é importante saber que o enriquecimento alimentar pode contar com a ração também. Isso porque, além de ser oferecida seca, ela pode ser hidratada e transformada em purê, congelada, misturada a outras comidas… Ou seja, também é possível usar texturas diferentes com a ração, mantendo os nutrientes e proteínas que ela oferece.
Com o tempo, você vai descobrindo o que seu bichinho gosta mais ou menos. Aqui em casa, temos que usar estratégias diferentes para o Thor e para a Frigga, já que eles gostam de coisas diferentes.
Alimentos congelados
Você já deve ter visto aqueles vídeos com animais em zoológicos recebendo comida dentro de cubos de gelo em dias muito quentes, certo? Esta é uma forma bastante comum de enriquecimento alimentar, e que pode ser facilmente aplicada em casa para refrescar nossos pets.
Existem duas formas principais de usar alimentos congelados: congelando pedaços de carnes e frutas em cubos de gelo ou fazendo picolés. As duas formas são bastante simples.
Para os cubos de gelo, basta colocar a ração, carne, pedaços de frutas ou biscoitos em forminhas de gelo, completar com água ou suco de fruta e congelar para ter cubos lindos e deliciosos.
Dica para humanos: você pode fazer cubos de gelo assim para colocar em sucos e outras bebidas humanas.
Já para os picolés, você vai precisar transformar a fruta, patê para cachorros ou a ração em purê (amassando ou batendo no processador), e colocar para congelar em forminhas de picolé. Amoleça a ração com um pouco de água morna antes de bater. E ainda dá pra inventar moda, colocando purês de frutas diferentes no mesmo picolé, ou pedacinhos de fruta junto.
Agora, tem uma questão importante: o palito. Se você for dar o picolé para cachorros mais tranquilos e for ficar segurando o sorvete o tempo inteiro (como na foto da Frigga ali em cima), então não tem problema usar o palito de plástico que vem com a forminha. Mas se seu cachorro é mais empolgado ou tem o hábito de levar petiscos para longe, opte por usar biscoitos ou palitinhos comestíveis para que ele não coma plástico sem querer.
Se seu pet gostar, é possível congelar a comida dentro de cascos de boi, assim eles comem o sorvete e a forminha ao mesmo tempo. Aqui em casa esses cascos são sucesso total.
Alimentos in natura
Você também pode misturar frutas, carnes, biscoitos e patês com a ração na hora das refeições, ou mesmo oferecer para seu pet como petiscos ou como prêmio por bom comportamento.
Um experimento divertido de fazer é colocar diversos tipos de comida em um prato e ver quais eles comem primeiro e quais eles deixam por último. Dessa forma você vai descobrir quais são os alimentos e texturas que seu cão gosta mais e quais ele não gosta muito.
Como unir o enriquecimento alimentar com outros tipos?
O enriquecimento alimentar se integra facilmente a outros tipos de enriquecimento ambiental.
Transparência: Este artigo contém links de parceiros afiliados. Ou seja, caso você compre um produto através destes links, ganharei uma comissão dos parceiros indicados. É uma relação ganha-ganha entre a empresa parceira, que atinge mais pessoas; o produtor de conteúdo, que continua compartilhando seus artigos sem cobrar nada por isso; e você, que continua tendo acesso a um conteúdo gratuito e de qualidade.